quarta-feira, 11 de julho de 2012

Caspa? Saiba como cuidar e prevenir a descamação do couro cabeludo Leia mais: http://extra.globo.com/mulher/beleza/caspa-saiba-como-cuidar-prevenir-descamacao-do-couro-cabeludo-4645710.html#ixzz20LWhgFWX



Você veste aquele modelito preto de arrasar, mas, quando olha os ombros, percebe que foram invadidos por uma legião de pontinhos brancos, frutos da descamação. Acaba com o glamour, certo?

Se você já viveu essa cena, saiba que não está sozinha. A caspa, descamação leve, e a seborreia, que é grossa e costuma vir acompanhada de vermelhidão e irritação, ocorre em 50% da população, pelo menos uma vez ao ano:

— Há vários motivos que podem levar à descamação, desde um fungo que vive no couro cabeludo até stress, ansiedade, depressão, doença de Parkinson, gravidez, dormir com cabelo molhado, acúmulo de produtos ou resíduos de tratamentos e outros fatores — explica a dermatologista Mônica Linhares, do espaço Saúde Rio.

Nada de desespero. Dá para prevenir esse desconforto com as dicas dessa reportagem ou tratar. Além de xampus específicos, à base de cetoconazol, octopirox e piritionato de zinco, há a argiloterapia para o couro cabeludo:

— O ideal é fazer esse tratamento em um pacote de quatro aplicações. Além de limpar o orifício por onde sai o cabelo, ajuda a controlar a oleosidade e renovar as células — diz o terapeuta capilar Nilton Nunes, do Espaço Juliana Paes. Veja o passo a passo da argiloterapia e livre-se dessa legião tão indesejada!

Dicas contra caspa:

Cabelo molhado: Não é indicado dormir com o cabelo molhado, nem prendê-lo.

Xampu: use o indicado para o seu tipo de cabelo.

Resíduos não deixe resíduo de produtos químicos no seu couro cabeludo.

Alimentação: tenha uma dieta equilibrada.

Saúde: tente minimizar o stress e a ansiedade.

Veja o passo a passo da argiloterapia capilar:

Passo a passo
1
A primeira coisa a fazer antes de aplicar a argila é deixar o couro cabeludo limpinho. Lave os cabelos colocando uma porção de xampu — que deve ser neutro ou orgânico — das mãos diretamente no couro cabeludo, e massageie. Após enxaguar, repita a operação. Quem tem seborreia pode usar um xampu com esfoliante suave.


















Coloque em um pote três colheres de sopa de argila verde em pó (a mesma usada para máscara de pele) e uma colher de sobremesa de xampu (específico para argiloterapia). Adicione um pouquinho de água morna e misture bem, até conseguir a consistência de clara em neve.


Separe o cabelo em camadas e, com ajuda de um pincel, coloque a mistura no couro cabeludo de mecha em mecha, como feito em um retoque de raiz de tintura. As camadas podem ser feitas com ajuda do cabo do pente e devem ter cerca de 2cm de espessura. Deixe secar, o que leva entra 10 e 15 minutos.


Durante a secagem você sentirá que o argila está esticando a pele. Não se preocupe, isso ajuda a ativar a circulação, além de tirar impurezas. Lave o cabelo com água para retirar o produto. Em seguida, use um gel esfoliante, o mesmo utilizado no corpo, e faça uma leve esfoliação no couro cabeludo.




Após a esfoliação, lave novamente os cabelos com água e finalize com uma máscara de hidratação. Deixe agir entre 5 e 10 minutos e enxague. Como a argiloterapia foi feita especialmente para o couro cabeludo, ela pode ressecar levemente os fios que tiveram contato com a mistura, por isso é importante hidratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário